sábado, 5 de abril de 2008

E nem é bem assim...

Nos últimos dois dias, reportagens comentaram que os resultados do exame nacional do ensino médio (ENEM) apresentam pontos positivos e negativos para o estado do Rio.

Das 20 escolas com melhores notas no Enem oito são do Rio; o São Bento, o Santo Agostinho e o Santo Inácio estão entre as cinco primeiras.
Hoje porém, o título da reportagem do Globo era "Enem: rede estadual tem 99 das cem piores notas", notícia não tão animadora quanto a de ontem. De fato, 88 das 100 mais bem posicionadas escolas fluminenses são privadas, das 100 piores, 99 são públicas. Contraste gritante.

No entanto, algo mais chamou minha atenção. O colégio francês Liceu Molière estava em 60 lugar na lista e segundo a reportagem, decepcionava na qualidade de ensino, junto com outros colégios de línguas estrangeiras como o Franco-brasileiro e o Britânico. Como ex-aluno do Liceu parto em sua defesa. Enquanto que em colégios onde o ensino é direcionado para a prova do vestibular ou a do enem, no Liceu, tanto o programa de ensino quanto os simulados são virados para o BAC - equivalente ao vestibular na França. De 2000 a 2005, dos 117 alunos do colégio que prestaram vestibular 110 foram aprovados e dos 235 alunos que fizeram a prova do BAC 223 passaram. O interesse da maioria dos formandos do Liceu não é o vestibular nem a permanência no Brasil, o ensino é orientado para que os alunos sejam aprovados em faculdades francesas. Isso explica as notas ruins no exame brasileiro, que diga-se de passagem, não se parece em nada com o francês. Nem pior nem melhor, apenas diferente.

Saiba mais sobre o Enem.
Visite o site do Inep.

2 comentários:

Unknown disse...

Como ex-aluna e eterna puxa-saco do Lycée também parto em sua defesa! Ótima escola, com ótimos resultados.

Acho que nem pra nós nem pra ninguém o ENEM é medidor de qualidade nas escolas, né?

Anônimo disse...

Sem comentários pra essa observação so reporter sobre o liceu, o artur esta certíssimo de dizer que o liceu não prepara pra vestibular nem nenhuma prova brasileira. Agora, dá uma olhada no desempenho dos alunos do liceu depois que já entraram na faculdade. Estão sempre entre os melhores da turma, o colégio ensina um raciocínio lógico e uma base muito melhor do que no ensino brasileiro onde tudo é na base do decoreba.