quinta-feira, 10 de abril de 2008

Troca-troca

A que conclusão chegar ao se ler a seguinte noticia:

"Mais de 5% dos prefeitos eleitos em 2004 já deixaram o cargo. Cassação é o principal motivo das trocas nos municípios brasileiros."

Minha primeira reação, invariavelmente a mesma toda a vez que abro o jornal da seção PAÍS, foi me indignar. Ao que parece, a Confederação Nacional dos Municípios analisou o caso de 5.562 cidades, em 296 o prefeito que foi eleito não é mais o mesmo. Ainda segundo a pesquisa, destes 179 (60,5% dos casos) foram cassados. 179 ! Os motivos: infrações a legislação eleitoral, improbidade administrativa, crime de responsabilidade e infração politico-administrativa. Ou seja, o de sempre.

Por outro lado, quando a indignação passa, consigo ver um lado positivo, afinal eles cometeram crimes, mas foram julgados e cassados, o que sinceramente já me surpreende, pois a impunidade da qual os políticos gozam no Brasil é famosa.

E finalmente a decepção. Somos nós que elegemos os muitos pilantras que governam, a falta de informação e a alienação politica do povo brasileiro (eu incluído) constituem nossa propria sociedade. O que fazer? Acredito que parar de pôr culpa nos outros, e olhar mais para a nossa já é um começo.

Nenhum comentário: